CONHEÇA AS PROFISSÕES EM ALTA NO ANO DE 2020 NO BRASIL

Você já se perguntou qual profissão seguir? Qual curso escolher? Bateu o desespero? Calma! Todos nós devemos escolher com responsabilidade um caminho para seguir. Por isso, vamos te ajudar a chegar em uma conclusão, observando as “tendências” do mercado.

Conforme o levantamento feito pelo site “Guia da Carreira”, vamos te mostrar os cursos e profissões em alta para 2020 e os seguintes anos, que lideram o ranking envolvendo habilidades e setores que mais contratam atualmente.

Profissões e Mercado

  • Agronegócio – É a profissão que compreende todas as atividades primárias, de transformação e distribuição ligadas à agricultura e pecuária. É um setor chave da economia brasileira e que continuará em expansão nos próximos anos, de acordo com projeções do Ministério da Agricultura. Promete, pois os profissionais com formação superior em Agronegócio podem esperar excelentes oportunidades no mercado de trabalho.
  • Administração – Carreira que está sempre em alta, oferecendo muitas áreas de atuações para os profissionais formados no curso. O administrador pode atuar em empresas de todos os portes e segmentos, desde bancos até agências de marketing.
  • Enfermagem – A população está constantemente envelhecendo, por conta deste fator em especial, o setor encontra-se em constante expansão, abrindo muitas oportunidades para enfermeiros, até porque o número de profissionais com nível superior no Brasil ainda é baixo, comparado aos de nível médio.
  • Engenharia Ambiental – É responsável pela identificação de problemas causados pelo planejamento, organização e gestão de instituições de saúde, como hospitais, clínicas, maternidades, laboratórios e operadoras de planos de saúde. O mercado está aberto, vários profissionais precisam do gestor hospitalar para administrar esses ambientes de trabalho e as ações competentes.
  • Gestão Hospitalar – É o profissional responsável pelo planejamento, organização e gestão de instituições de saúde, como hospitais, clínicas, maternidades, laboratórios e operadoras de planos de saúde. O mercado está em alta, pois precisa desta pessoa para gerenciar os demais setores para um bom funcionamento dos hospitais.
  • Jogos Digitais – O mercado para jogos e aplicativos digitais não para de crescer e oferta excelentes oportunidades para profissionais especializados, que ainda são poucos. A faculdade de Jogos Digitais é um curso em destaque para 2020 e com muitas expectativas para os próximos anos.
  • Logística – Encarregada de planejar organizações e distribuição de mercadorias desde sua fabricação ou venda até o consumidor final. É uma área estratégica para o desenvolvimento da economia e que ainda carece de profissionais qualificados.
  • Pedagogia – Mesmo considerado um curso tradicional, não poderia ficar de fora da lista dos cursos em alta para 2020 e os seguintes anos, o setor de ensino se encontra em expansão permanente e os profissionais da área são sempre muito requisitados.

Já para o “LinkedIn“, que é uma rede social voltada para o mercado de trabalho, revelou o seu levantamento das “Profissões Emergentes”. Entre os 15 cargos mapeados pela rede, nove estão ligados a área de Tecnologia da informação.

  • Gestor de mídias sociais – Crescimento médio anual: 122% Cinco conhecimentos primordiais: Marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Publicidade e marketing; mídia online; e internet.

  • Engenheiro de cibersegurança – Crescimento médio anual: 115%

Cinco conhecimentos primordiais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; serviços financeiros.

  • Representante de vendas – Crescimento médio anual: 109%

Cinco conhecimentos primordiais: Outbound Marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas; e prospecção.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Softwares de computadores; tecnologia da Informação e serviços; e internet.

  • Especialista em sucesso do cliente – Crescimento médio anual: 79%

Cinco conhecimentos primordiais: Inbound marketing; auxiliar no sucesso do cliente; relações com o cliente; marketing digital; e experiência do cliente.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; e internet.

  • Cientista de dados – Crescimento médio anual: 78%

Cinco conhecimentos primordiais: Machine Learning; ciência de dados; linguagem Python; linguagem R; e ciência de dados.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e softwares de computadores.

  • Engenheiro de dados – Crescimento médio anual: 75%

Cinco conhecimentos primordiais: Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive; e a linguagem de programação Python.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e serviços financeiros.

  • Especialista em Inteligência Artificial – Crescimento médio anual: 73%

Cinco conhecimentos primordiais: Machine learning; deep learning; linguagem de programação Python; ciência de dados; Inteligência Artificial (IA).
Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e instituições de ensino superior.

  • Desenvolvedor em JavaScript – Crescimento médio anual: 72%

Cinco conhecimentos primordiais: React.js; Node.js; AngularJS; Git; e MongoDB.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

  • Investidor Day Trader – Crescimento médio anual: 69%

Cinco conhecimentos primordiais: Bolsa de valores; Technical Analysis; investimentos; mercado de capitais; e o investimento de curto prazo Trading.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Serviços financeiros; mercado de capitais; e gestoras de fundos de investimentos.

  • Motorista – Crescimento médio anual: 68%

Cinco conhecimentos primordiais: Serviço ao cliente; Microsoft Word; liderança; Microsoft Excel; e vendas.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Internet; transportes terrestres e ferroviários; e serviços e facilidades ao cliente.

  • Consultor de investimentos – Crescimento médio anual: 61%

Cinco conhecimentos primordiais: Investimentos; mercado de capitais; mercado financeiro; renda fixa; e análise financeira.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Serviços financeiros; mercado de capitais; e bancos.

  • Assistente de mídias sociais – Crescimento médio anual: 60%

Cinco conhecimentos primordiais: Redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Instagram; e publicidade.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Publicidade e marketing; internet; Tecnologia da Informação e serviços.

  • Desenvolvedor de plataforma Salesforce – Crescimento médio anual: 58%

Cinco conhecimentos primordiais: Desenvolvimento de Salesforce.com; linguagem de programação Apex; recursos do Salesforce.com; administração de Salesforce.com; e Visualforce.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Softwares de computadores; Tecnologia da Informação e serviços; e consultoria em gestão.

  • Recrutador especialista em Tecnologia da Informação – Crescimento médio anual: 56%

Cinco conhecimentos primordiais: Recrutamento em TI; recrutamento; entrevista; pesquisa de executivos; e técnicas de recrutamento.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; recrutamento e seleção; e Recursos Humanos.

  • Coach de metodologia Agile – Crescimento médio anual: 53%

Cinco conhecimentos primordiais: Kanban; metodologia Agile; Scrum; gestão de projetos em Agile; e agilidade para os negócios.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

O “Educa Mais Brasil” que é um dos maiores programa de Bolsas de Estudo do país, também se manifestou, indicando quatro áreas e as profissões promissoras do futuro – 2020

  1. Big Data
Empresas de médio e grande porte possuem inúmeros dados relacionados ao perfil do consumidor, tendência de mercado, informações sobre concorrentes. O profissional de Big Data tem como função separar, tratar, analisar e interpretar essas informações com o objetivo de realizar o planejamento e posicionamento estratégico das organizações.
Esse é o profissional que está em alta e é bastante valorizado nas empresas e continuará assim pelos próximos anos. Quem atua nesse ramo normalmente é formado ou tem especialização:
  • Análise de Sistemas;
  • Sistemas de Informação;
  • Engenharia;
  • Matemática; e
  • Estética.

2. Marketing Digital

Esta é uma área que tem crescido muito nos últimos anos e ainda estará em alta nos próximos anos. O profissional dessa área planeja, executa e analisa projetos de marketing voltados para as ferramentas online de uma empresa. Ele tem por objetivo divulgar um produto por meio dos canais digitais de uma empresa como os blogs, e-mails e redes sociais. Quem atua nesse ramo normalmente é formado em:
  • Comunicação Social;
  • Administração ou gestão de Negócios e faz pós-graduação em Marketing Digital.

3. Desenvolvedor de software

O desenvolvedor de software ou desenvolvedor de sistemas continua sendo cobiçado nas empresas de tecnologias. Estes profissionais escrevem códigos para criação de programas, aplicações, sites. Ele também trabalha codificando ou testando os sistemas e promovem correções quando necessário.
Para se tornar especialista nessa área é preciso conhecer a lógica de programação. Os cursos responsáveis por formar estes profissionais são:

4. Profissionais de Saúde

A área da saúde sempre precisa de profissionais capacitados para realizar o diagnóstico e tratar o físico ou emocional das pessoas enfermas. Assim, profissões como:
  • Medicina;
  • Enfermagem; e
  • Psicologia.

Provavelmente nunca deixem de estar em alta. Um ramo, no entanto, que tem crescido nos últimos anos é o da tele saúde, no qual os profissionais se especializam no atendimento remoto dos pacientes.

Faculdades e Descontos

O Athenas Grupo Educacional, sempre empenhado em seu lema principal, “Transformar pela Educação”, há mais de 25 anos vem mudando a vida de todas as pessoas que passam por suas instituições, fazendo com que elas alcancem voos mais altos.

O Grupo Athenas, por meio de suas instituições, oferece diversos cursos que estão na lista de perspectivas e tendências quando o assunto é as profissões em alta para o ano de 2020 e também, para os próximos anos. Com unidades localizadas em pontos principais da região norte, fica ainda mais fácil para você identificar a instituição mais próxima e realizar o sonho de cursar o ensino superior.

Confira tudo que nossas faculdades oferecem. Sempre avaliadas como as melhores instituições de ensino da região onde atuam de acordo com o Ministério da Educação – Mec:

  • Unimeta – Dentre os cursos apontados como promissores para o ano de 2020, oferecemos: administração, biomedicina, ciências contábeis, comunicação social (publicidade e propaganda), direito, educação física (bacharelado), enfermagem, engenharia civil, farmácia, fisioterapia, gastronomia, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia e sistemas de informação.
  • Unijipa – Dentre os cursos apontados como promissores para o ano de 2020, oferecemos: administração, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências contábeis, direito, enfermagem, engenharia civil, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia e pedagogia.
  • Fapan – Dentre os cursos apontados como promissores para o ano de 2020, oferecemos: administração, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências contábeis, direito, enfermagem, engenharia civil, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e sistemas de informação.
  • FSP – Dentre os cursos apontados como promissores para o ano de 2020, oferecemos: enfermagem, ciência contábeis, direito, engenharia civil, farmácia, fisioterapia, nutrição e odontologia.
  • FAP – Dentre os cursos apontados como promissores para o ano de 2020, oferecemos: administração, ciências contábeis, direito, enfermagem, nutrição, pedagogia e psicologia.

Sempre à disposição para servir a sociedade, oferecemos várias modalidades de descontos e promoções através dos programas de descontos e promoções das faculdades:

Comece o ano com o pé direito e aproveite as oportunidades, podendo cursar sua área o nível superior e conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

Ambiente Educacional

Nossas faculdades disponibilizam aos alunos, uma ampla estrutura, tecnologia avançada e ambientes adequados para um bom estudo, laboratórios e professores renomados. Além de tudo, oferecemos cursos de graduação e pós-graduação.

Nossos Valores

  • Temos compromisso com a educação com foco na aprendizagem e empregabilidade;
  • Honramos os nossos compromissos com alunos, colaboradores e parceiros;
  • Somos comprometidos com metas e resultados;
  • Aprimoramos constantemente tudo o que fazemos; e
  • Valorizamos nossos colaboradores e reconhecemos suas atribuições.

Confira os destaques:

Seja você também um caso de sucesso. Venha estudar em uma de nossas faculdades.

Escolha uma de nossas instituições e agende sua prova – Vestibulares Athenas

O acesse o site do Grupo Educacional Athenas 

Curta nossas redes sociais: