UNIMETA PROMOVE MESA REDONDA SOBRE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL

Nos dias 14 e 15 de agosto, foram propostos momentos de bate-papo em formato de mesa redonda na Unimeta, para falar de Educação Interprofissional. Foram recebidos profissionais renomados e especialistas em suas áreas para compartilharem experiências, visão e a importância de se trabalhar em equipe no atual mercado de trabalho.

Durante o encontro, foi abordada a temática “As competências do profissional do futuro, mercado de trabalho, inovação, tecnologia e educação Interprofissional”.

Durante o encontro, colaboraram na elaboração dos trabalhos os mediares André Cavichioli e Thiago Benadetti, no dia 14, e Cerimônia de Isabelly Rossetto para os acadêmicos das Escolas de Saúde, com os especialistas convidados: Rosélia Ernech, Gina Valente, Alessandra Gonçalves Pinheiro e João Paulo Silva. O dia 15 foi mediado por Ana Carolina Martins Pires Cavichioli e Lucas Leonardo Lima Rabim, e cerimonial de Tainã Araújo Neri da Cunha, para os acadêmicos das Escolas de Negócios, Engenharias e Arquitetura, com os especialistas convidados: Eliane Siqueira dos Santos, Victor Hugo Rodrigues Barbosa, Mateus Nascimento Calegari, Edvandro Carlos Reckziegel, Raquel Albuquerque, Thiago Leite, Gina Valente.

“Tivemos uma excelente oportunidade de aprender com estes profissionais, em um bate-papo super descontraído, além de promover networking para todos os envolvidos”, contou a Consultora Educacional, Ana Carolina.

A Educação Interprofissional ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para possibilitar a efetiva colaboração e melhorar os resultados das diversas áreas de atuação.

A Unimeta vem trabalhando em sua grade curricular a disciplina de Educação Interprofissional, superando o conceito de formação uniprofissional, onde o acadêmico recebe uma formação multiprofissional e aprende a trabalhar em equipe.

Com isso, estão programadas diversas atividades para promover a integração dos alunos, de diferentes cursos, mas da mesma escola de estudo (Saúde, Negócios, Humanas, Sociais, Engenharias e Arquiteturas) para juntos, nos próximos encontros, iniciarem um projeto de aprendizagem colaborativo.

Na prática, os educadores projetam situações de aprendizagem para os estudantes, de acordo com objetivos previamente estabelecidos, onde todos estejam engajados e colaborando numa mesma atividade, e assim a aprendizagem colaborativa oferece a possibilidade de desenvolvimento da autonomia, articulação cognitiva e pensamento crítico.

 

“O Athenas Grupo Educacional, ao qual o Centro Universitário Meta – Unimeta pertence, vem inovando em suas práticas pedagógicas com processos de ensino e aprendizagem com uso de metodologias ativos. Neste momento, avançamos com a estruturação curricular, ofertando no ensino superior as experiências da educação interprofissional e práticas colaborativas, fortalecendo a formação profissional pautada nas competências exigidas pelo mercado de trabalho, com inovação e tecnologia somado ao perfil comunicativo, pró ativo e líder, destacando acima de tudo a atuação em equipe de forma colaborativa. Estamos iniciando um novo ciclo na Unimeta com a consolidação de fato desta proposta, com o ensino aos alunos de todos os cursos, onde irão vivenciar a educação interprofissional e práticas colaborativas aproximando o ensino-serviço e comunidade”, explicou a Coordenadora do curso de Enfermagem, Isabelly Rosseto.

 

 

 

 

Educação-Interprofissional-16-min

Educação-Interprofissional-17-min

Educação-Interprofissional-20-min

Educação-Interprofissional-21-min

Educação-Interprofissional-23-min

Educação-Interprofissional-24-min

Educação-Interprofissional-28-min

Educação-Interprofissional-31-min

Educação-Interprofissional-34-min

Educação-Interprofissional-73

Educação-Interprofissional-74

Educação-Interprofissional-75

Educação-Interprofissional-76

Educação-Interprofissional-77

Educação-Interprofissional-79

Educação-Interprofissional-80

Educação-Interprofissional-81

Educação-Interprofissional-83

Educação-Interprofissional-85

Educação-Interprofissional-86